Notícias

‹ Voltar

Por que investir em Geração Distribuida em 2019 ?

20/03/2019

O conceito de Geração Distribuída (GD) foi regulamentado em 2012, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com a implementação da Resolução Normativa (RN) 482, que estabeleceu o sistema de compensação de energia (que consiste em gerar um crédito energético pela energia não consumida para ser utilizados em momentos que o consumo superar a geração, dentro de um período de até 60 meses) e estimulou o crescimento do mercado de GD no Brasil.

 

Em 2015 houve um aprimoramento da RN 482, através da RN 687 e trouxe diversos benefícios como: O autoconsumo remoto que possibilita a instalação de um sistema de energia distante do local de consumo (dentro de uma mesma área de concessão); aumento da validade de créditos energéticos de 36 para 60 meses; a geração compartilhada onde é permitido a transferência de percentuais de crédito de energia para outras unidades consumidoras que possuem vínculos e a geração em condomínio onde a energia gerada no topo do prédio pode ser repartida entre os condôminos de forma preestabelecidas pela administração do condomínio.

 

O potencial de negócios em GD pode chegar a R$ 10 bilhões nos próximos 3 anos, fatores como a possibilidade de instalação de plantas remotas com limite de 5MW incentiva a entradas de investidores no setor. Alocação do capital em um negócio de rentabilidade como a GD, é bastante atrativa por apresentar condições favoráveis de desenvolvimento do setor, como por exemplo, fortes irradiações solares em diversos locais no Brasil.

 

A ANEEL está analisando o impacto regulatório para o crescimento sustentável da GD no país e algumas das propostas vão desde o sistema permanecer como está, onde 100% da energia injetada (energia gerada e não utilizada) no sistema poderá ser reutilizada ou poderá haver uma alteração onde apenas 37% desta energia injetada poderá ser reutilizada. Portanto, o momento de se investir em Geração Distribuída é agora, pois usinas instaladas até o final de 2019 terão o benefício de poderem reaproveitar integralmente a energia injetada no sistema sem quaisquer descontos, previstos na proposta da ANEEL durante os próximos 20 anos.

 

A Tallento Energia é composta por equipe especializada para desenvolver estudos de viabilidade técnica e econômica em projetos de GD e auxilia na obtenção de recursos para financiamento para implementação das usinas. A Tallento Energia tem como compromisso maximizar o retorno no investimento, mitigar riscos e auxiliar o investidor na tomada de decisões para implantação da planta de Geração Distribuída. Solicite-nos um estudo, e assim poderemos auxiliar na tomada de decisão em investimentos em Geração Distribuída.

Outras notícias

19/04/2019

O maior Stand de vendas do Grupo Living

A Living contratou a Tallento Stands para a execução do maior stand de vendas já lançado pelo grupo, localizado na Av. Giovanni Gronchi em São Paulo.



Rua Tenerife, 31 • 6° Andar Bloco A • Vila Olímpia • SP
© 1900-2016 Tallento - Inteligência em Engenharia.
Todos os direitos reservados.